Notícias


Reajuste Tarifário - julho/2021

Por Adalberto / Data: 03/05/2021

INFORMATIVO SAAE LAMBARI/MG

 REAJUSTE DAS TARIFAS


Após a devida realização de Audiência Pública no dia 09/03/2021, a AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO DO SUL DE MINAS GERAIS – ARISSMIG cumprindo o que determina a Lei Federal 11.445/07, através da RESOLUÇÃO Nº 006 de 10 de março de 2021, CONCEDEU ao SAAE de Lambari-MG, o reajuste das tarifas dos serviços de saneamento e demais preços públicos no percentual de 25,71%, que corresponde ao índice inflacionário – IGPM – acumulado dos últimos 12 meses (fevereiro/20 a janeiro/21).

Portanto, tal reajuste incidiria no ciclo de leitura/faturamento de maio/2021, contudo, diante do cenário de pandemia e Resoluções impostas pela própria Agência Reguladora, no período de Onda Roxa que o Estado de Minas Gerais presenciou, o SAAE decidiu, levando em consideração o cenário econômico atual, por prorrogar tal reajuste para o ciclo de leitura de julho/2021, cujo vencimento da conta reajustada será para agosto/21.

É importante destacar, conforme discutido na audiência pública, que o SAAE NÃO procedeu nenhum reajuste das tarifas e demais preços públicos nos ÚLTIMOS 04 (quatro) anos. Se levarmos em conta apenas a inflação da data do último reajuste (janeiro/2017) até o mês de fevereiro/2021, constatamos um índice inflacionário ACUMULADO de 42,58%.

Além disso, se levarmos em consideração alguns custos fixos e diretos para manutenção dos sistemas de água e esgoto, temos um DESEQUILÍBRIO ainda maior, devido ao aumento generalizado de materiais e serviços.

Esta iniciativa de recorrer à AGÊNCIA REGULADORA foi tomada com responsabilidade, para evitar que tenhamos, em pouco tempo, a diminuição, ainda mais, da qualidade dos serviços prestados ou um colapso dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A equipe administrativa, técnica e operacional do SAAE está se esforçando ao máximo para que o SAAE volte a ter sustentabilidade econômica e financeira para executar todos os investimentos em saneamento que o município tanto necessita.

Quaisquer maiores informações, podem contatar os canais de atendimento do SAAE ou na própria OUVIDORIA da Agência Reguladora, através do link disponível em nosso site http://www.saaelambari.mg.gov.br.