CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA CEMIG D Nº 001/2020

Por Adalberto / Data: 10/12/2021

Na última quarta-feira, 01/12/2021, tivemos o prazer de participar da Solenidade de Abertura dos Projetos aprovados na CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA CEMIG D Nº 001/2020 da CEMIG DISTRIBUIÇÃO S/A. Após todas as fases, previstas no edital, podemos comemorar o grande resultado de que o SAAE de Lambari/MG teve seu projeto selecionado. Com isso, receberemos um investimento R$ 383.094,19 (trezentos e oitenta e três mil e noventa e quatro reais e dezenove centavos), sendo R$ 378.094,19 (trezentos e setenta e oito mil e noventa e quatro reais e dezenove centavos) o valor oriundo do Programa de Eficiência Energética – PEE, que é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e R$ 5.000,00 (cinco mil reais) o valor da contrapartida do SAAE.

Estes recursos contribuirão para modernização de um de nossos motores e seu respectivo painel com sistema com inversor de frequência, na Captação de Água Bruta do Ribeirão Mumbuca, bem como proporcionará redução de aproximadamente 201,16 MWh/ano e 28,25 kW de redução de demanda na ponta, contribuindo para a redução dos nossos custos com energia elétrica. Esse projeto possuí uma relação custo benefício de 0,65.

Este importante resultado, teve a colaboração da empresa desenvolvedora do projeto, DEODE INOVAÇÃO E EFICIÊNCIA EM ENERGIA LTDA., contratada através do Chamamento Público nº 001/2020 do SAAE.

Nossos agradecimentos ao servidor Adalberto Luiz da Silva, que conduziu todos os trâmites legais da contratação e que, hoje, é o Coordenador do Projeto, que está em fase de execução.

Na cerimônia, conduzida pelo Diretor da CEMIG D, Sr. Marney Tadeu Antunes, estavam presentes os representantes do 08 (oito) projetos selecionados:

COPASA - Ricardo Augusto Simões Campos - Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos

Prefeitura Municipal de Pará de Minas - Elias Diniz - Prefeito

SAAE LAMBARI - Pablo Luiz Lopes - Diretor