SAAE de Lambari participa do "Seminário Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos pelos Serviços Municipais de Saneamento"

Por Samuel / Data: 31/08/2017

A Assemae Regional de Minas Gerais promoveu em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de agosto, a primeira edição do “Seminário Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos pelos Serviços Municipais de Saneamento”. O evento reuniu mais de 100 participantes, auxiliando os municípios para a aplicação das políticas públicas de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
          A programação apresentou experiências exitosas de gestão integrada do saneamento básico, ou seja, quando o serviço municipal também assume as outras vertentes do setor, como a limpeza urbana e a drenagem de águas pluviais, além da execução dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
         Segundo o presidente da Assemae mineira, Wagner Melillo, o seminário nasceu enquanto demanda dos municípios do estado, que estão comprometidos em buscar soluções para a melhor qualidade de vida da população. “A tendência é que cada vez mais os serviços municipais de saneamento também sejam responsáveis pela gestão do setor de resíduos. Por isso, estamos multiplicando este conhecimento em nossa região, com o objetivo de capacitar os gestores para a sustentabilidade dos serviços e o bem-estar dos cidadãos”, explicou.
         O público participou ativamente dos debates propostos pelo evento, esclarecendo questionamentos sobre a implantação das taxas e/ou tarifas do lixo, formas de cobrança, custeio de varrição, coleta seletiva, aterros sanitários, novas tecnologias da gestão de resíduos, regulação do setor e fortalecimento dos municípios em consórcios públicos.